Empreendimentos ProLíder: Toti

A Toti é um negócio social cujo propósito é inspirar a mudança na vida de refugiados, estabelecendo conexões através de educação, tecnologia e diversidade.

A empresa promove um curso de programação para formar refugiados como desenvolvedores web e os conecta com empresa que têm altas demandas de programadores. Essas empresas podem investir em turmas totalmente personalizada spara formar pessoas para suas demandas específicas, que após formadas, irão compor suas vagas do time de tecnologia.

Segundo dados da ONU, em 2019, existem 70,8 milhões de pessoas que são obrigadas a sair de seus países por motivo de perseguição política e religiosa, além de por terem, de alguma maneira, seus diretos humanos feridos. No Brasil, existem 170 mil refugiados, e um de seus maiores desafios é ter oportunidades de entrada no mercado de trabalho qualificado. Falando em emprego, no Brasil, a demanda por profissionais de TI vai crescer em 70 mil vagas por ano até 2024, mas as escolas de ensino superior do Brasil formam apenas 45 mil profisisonais por ano. Para empresas, isso significa dificuldade na hora de encontrar trabalhadores qualificados.

A Toti atua na interseção desses dois problemas: ela busca inspirar a mudança na vida de refugiados para que possam reconstruir suas vidas num mercado com altas perspectivas de crescimento, enquanto auxilia empresas a preencher suas vagas com bons profissionais de tecnologia, promovendo diversidade e mais inovação para suas equipes.

Atualmente, a Toti é gerida por Bruna Amaral, participante ProLíder 2019, e Caio Rodrigues, seu sócio. A equipe do empreendimento é composta por Beatriz Gonçalves, Diogo Nogueira, Eduardo Caldeira, Giulia Torres e Lucas Fernandes. Duas participantes do ProLíder 2019 também compõem a equipe: Lídia Toledo e Yasmin Marinho.

Saiba mais



O Instituto Four

O Instituto Four é uma instituição sem fins lucrativos que busca formar e desenvolver jovens líderes que pensam em maneiras de solucionar os maiores problemas do Brasil e almejam estar nos principais espaços de tomada de decisão do País. Nós acreditamos que reclamar não muda - e, por isso, fomentamos espaços de discussão e pensamento inovativo com pessoas dos mais diversos backgrounds, buscando trazer resultados concretos e positivos para a sociedade brasileira.



ProLíder nas mídias sociais