Empreendimentos ProLíder: Garatea

O Garatea desenvolve soluções com o intuito de aumentar a taxa de sobrevivência da população brasileira em emergências médicas.

A principal delas é possível através da união da tecnologia e do engajamento cívico: o empreendimento, cujo nome significa "busca-vidas" em tupi-guarani, conecta, através de um aplicativo, uma rede de respondentes capacitados em primeiros-socorros e pacientes que buscam ajuda.

A missão do Garatea é auxiliar as centrais de emergância ao redor do Brasil a diminuir os seus tempos médios de resposta, para, assim, garantir que nenhum brasileiro ou brasileira tenha a saúde prejudicada pela demora no atendimento. Um primeiro atendimento veloz e eficaz é essencial, pois, em algumas situações, a cada minuto que o paciente fica a ser atendido, a sua chance de sobrevida cai em 10%.

Para garantir que o empreendimento se mantenha de maneira sustentável, o modelo de receita é o de Software as a Service (SaaS), no qual, através de contratos anuais, as centrais de emergência passa a usufruir das soluções disponibilizadas pelo empreendimento.

O Garatea já teve suas soluções testadas em cinco diferentes municípios localizados em três diferentes Estados do Sul e do Sudeste. Através disso, foi possível evidenciar uma diminuição de até sete minutos no tempo médio de resposta nas situaçõe nas quais o Garatéa atuou.

Para o futuro, o Garatea busca como grande objetivo a implementação de suas soluções em uma metrópole como São Paulo. Até o momento, as suas soluções foram validadas apenas em municípios de pequeno e médio porte - e o impacto pode ser ainda maior caso ocorra uma operação em uma grande cidade. Tais resultados somente são possíveis em virtude de um time formado por três fellows ProLíder - Alexandre Lima, Caio Poli e Iani Zeigerman - e de uma parceria com o GoodSAM , localizado em Londres.

Saiba mais:



O Instituto Four

O Instituto Four é uma instituição sem fins lucrativos que busca formar e desenvolver jovens líderes que pensam em maneiras de solucionar os maiores problemas do Brasil e almejam estar nos principais espaços de tomada de decisão do País. Nós acreditamos que reclamar não muda - e, por isso, fomentamos espaços de discussão e pensamento inovativo com pessoas dos mais diversos backgrounds, buscando trazer resultados concretos e positivos para a sociedade brasileira.



ProLíder nas mídias sociais