Empreendimentos ProLíder: EcoCiclo

EcoCiclo é o primeiro absorvente biodegradável brasileiro, e é totalmente feito por mulheres.

Você sabia que um absorvente comum demora mais de 1 século para se decompor na natureza? E que uma pessoa que menstrua usa de 10 a 15 mil absorventes descartáveis durante a vida?

Para enfrentar esse problema, existem diversas opções sustentáveis no mercado, mas as consumidoras enfrentam um dilema entre praticidade e sustentabilidade: não há, no mercado, um produto que una essas duas características.

Em resposta a esse paradigma de mercado, EcoCiclo é o primeiro absorvente biodegradável brasileiro, e é totalmente feito por mulheres.

Os absorventes sustentáveis são desenvolvidos a fim de se manter a praticidade do produto convencional e a procupação com o meio-ambiente. Ou seja, enquanto os absorventes comuns são altamente poluentes devido ao uso de substâncias tóxicas e alérgicos por conter essências, parabenos e derivados do petróleo, o primeiro objetivo de EcoCiclo é reduzir os danos ambientais causados pelo lixo produzido por absorventes comuns.

EcoCiclo foi desenvolvido com algodão certificado, é reciclável, é hipoalergênico e possui corte anatômico, além de ser composto por óleos essenciais que cuidam da flora vaginal, levando em conta a preocupação com preço, conforto e comodidade.

EcoCiclo é global

Com especificidades e padrões internacionais, a intenção de EcoCiclo é alçar vôos em mercados sensíveis às questões de consumo consciente. Os produtos atendem a todas as especificidades desse tipo de consumidor, diminuindo o impacto ambiental e não prejudicando a saúde e o bem-estar das pessoas que menstruam ao redor do mundo.

Além de todo o impacto do próprio produto em si, EcoCiclo reinsere mulheres no mundo do trabalho, agindo na promoção de emprego e renda com a projeção de desenvolver suas colaboradoras: mulheres em situação de vulnerabilidade. O modelo de negócios de EcoCiclo também contempla a revenda dos produtos a partir dessas mulheres.

EcoCiclo é realizado por quatro mulheres: Hellen Nzinga, Karla Godoy e Patrícia Zanella, fellows ProLíder 2018; e Adriele Menezes. EcoCiclo foi premiado com o segundo lugar na Banca Final ProLíder 2018.

Saiba mais:



O Instituto Four

O Instituto Four é uma instituição sem fins lucrativos que busca formar e desenvolver jovens líderes que pensam em maneiras de solucionar os maiores problemas do Brasil e almejam estar nos principais espaços de tomada de decisão do País. Nós acreditamos que reclamar não muda - e, por isso, fomentamos espaços de discussão e pensamento inovativo com pessoas dos mais diversos backgrounds, buscando trazer resultados concretos e positivos para a sociedade brasileira.



ProLíder nas mídias sociais